O que é taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

COMPARTILHE:

Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, mas por que Selic? Essa sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Basicamente, ela influencia todas as taxas de juros praticadas no país, sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

Esse sistema é administrado pelo Banco Central em que são negociados títulos públicos federais. O Comitê de Política Monetária do Banco Central(Copom) se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

A Selic é usada pelo Banco Central como uma ferramenta para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o Banco Central sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a cair. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

E como a Selic influencia na economia?

Imagine que você está economizando a alguns meses para investir na tão sonhada casa própria, mesmo com a inflação em alta, você decide financiar um imóvel, porém o Copom anuncia uma alta de 0,25 pp da Selic para evitar que a inflação estoure a meta do ano. Nas semanas posteriores, os juros imobiliários crescem rapidamente, com esse aumento impacta diretamente na sua decisão de financiar o imóvel.

Por isso, quem investe precisa entender o que é Taxa Selic, acompanhar a evolução desse indicador e, de tempos em tempos, avaliar se a sua estratégia de investimento realmente está alinhada às oportunidades que o cenário econômico oferece.