Na hora de financiar um imóvel, o consumidor deve ficar atento ao valor das parcelas e de que forma os juros incidem sobre o saldo devedor. É aí que entram as modalidades de amortização, as mais comuns sendo: tabela Price ou SAC.
Tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e SAC (Sistema de Amortização Constante), são dois cálculos distintos que determinam de que forma o comprador do imóvel irá pagar [amortizar] o empréstimo que ele fez para este fim.
Tabela SAC, as prestações são mais altas no início e menores no final porque há amortização mensal do valor financiado. O valor da parcela vai caindo, da primeira até a última, porque há uma diminuição progressiva dos juros.
Na tabela Price, as parcelas começam mais baixas, mas são fixas durante todo o período de financiamento.
Vantagens e desvantagens na Tabela SAC
Vantagens:
O valor das parcelas é decrescente, ou seja, as parcelas vão diminuindo mensalmente .
Diminuição progressiva dos juros, pois a amortização da dívida é maior.
Desvantagens:
Os juros e a amortização podem sofrer variações, conforme as alterações do mercado.
Parcelas iniciais mais altas.
A maioria dos bancos não costuma aprovar parcelas que comprometam mais de 30% da renda familiar. Por isso a comprovação de renda deverá atender essa condição.
Vantagens e desvantagens na Tabela Price
Vantagens:
Os valores das parcelas são menores no início.
É possível conseguir maiores prazos para o financiamento.
Taxa fixa, fazendo com que as oscilações econômicas afetem menos a parcela.
Desvantagens:
O financiamento leva mais tempo para ser reduzido.
O prazo mais longo de pagamento requer um planejamento, pois pode apresentar riscos para o comprador, que pode não ter o valor para finalizar o pagamento.
Na hora de escolher analise o tempo de financiamento e opte pela forma de pagamento que mais se adequa à realidade financeira.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como funciona as tabelas SAC e Price. Se gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog para mais dicas imobiliárias.