Adquirir um imóvel próprio é o desejo de muitas pessoas, porém juntar dinheiro para pagar pelo imóvel à vista ainda é uma realidade distante para a maioria dos brasileiros.
O financiamento pode ser uma das formas mais acessíveis de conseguir realizar a compra. Sabemos que muitas pessoas possuem restrições, por conta de dívidas, mas será que isso impede de conseguir um financiamento de imóveis?
Anteriormente era possível realizar o financiamento de imóveis para negativados, através do programa Minha Casa, Minha Vida, porém essa possibilidade foi extinta. Isso porque as instituições financeiras, antes de concederem crédito, fazem uma checagem no seu CPF, através de bancos de dados de entidades de proteção ao crédito, como: SPC, Serasa e Boa Vista. Lá, os bancos verificam quais dívidas estão associadas ao seu nome.
Também é verificado se existe restrição no banco central, Receita Federal ou INSS.
Sendo assim, a maioria dessas instituições financeiras, entende que se o indivíduo possui dívidas em atraso, dificilmente conseguirá arcar com novas despesas, o que impede muitas pessoas com o nome negativado de conseguir um financiamento imobiliário.
O primeiro passo antes de tentar um financiamento imobiliário, é conferir a situação do seu CPF. Verifique se o seu nome está no cadastro de inadimplentes dos principais órgãos de proteção ao crédito. Encontrou alguma restrição, existe formas de negociar as dívidas.
Alguns credores facilitam o pagamento e até dão descontos para sanar as dívidas. Se precisar, você pode recorrer aos órgãos de proteção ao consumidor para entender os seus direitos e as melhores formas de negociar.
Até mesmo online, em feirões, como por exemplo: O Serasa Limpa Nome, a plataforma torna o pagamento das dívidas mais facilitado para que o negativado possa quitar seus débitos e deixar o nome limpo novamente.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir mais postagens em nosso blog.